21 98268-3654 / 21 99628-4161 | contato@triumphskennel.com.br

Artigos - ENTENDA MELHOR O CIO


05/07/2016 - ENTENDA MELHOR O CIO

O cio é uma das fases do ciclo sexual da cadela, é o período onde ela está pronta para cruzar com um macho e assim procriar. O ciclo da cadela pode ser dividido em 4 etapas:

 

Proestro: Dura em média 9 dias. É quando observamos um inchaço da vulva, pode ocorrer corrimentos, mas estes devem ser límpidos e sem cheiro desagradável e ocorre também sangramento. Nessa fase podemos observar alterações de comportamento como agressividade.

 

Estro: É o cio propriamente dito. Esta é a única fase que a fêmea aceita o macho. Nessa fase não temos mais corrimento ou sangramento. É o período fértil da cadela, que dura de 8 a 15 dias após iniciar o sangramento.

 

Metaestro: É o período da gestação, parto e lactação. Para as cadelas que não cruzaram é geralmente nesse período que algumas podem desenvolver a tão falada gravidez psicológica.

 

Anestro: É o período de total ausência de cio, seria o descanso sexual.

 

Como saber que a cadela entrou no cio?

 

As alterações mais evidentes são o inchaço da vulva e o corrimento ou sangramento. Mas em alguns animais observa-se também micção frequente (a fêmea faz xixi mais vezes) e alterações de comportamento.

 

Alguns animais apresentam o cio silencioso, isto é, sem qualquer um desses sinais descritos. Nestes casos, a identificação do cio só ocorre quando a fêmea aceita o macho, ou por citologia vaginal ou por dosagem hormonal.

 

Quando minha cadela terá o 1º cio?

Normalmente as cadelas tem o primeiro cio entre 6 e 8 meses de vida. Porém pode existir uma variação individual, podendo demorar até 12 a 15 meses para o 1º cio.

 

De quanto em quanto tempo ocorre o cio?

 

Na maioria das cadelas, o cio ocorre a cada 6 meses, porém isso pode variar para intervalos mais curtos ou mais longos entre os ciclos. Cadelas idosas tendem a ter um intervalo entre cios maior, porém não existe a menopausa.

 

Cadela no cio pode tomar banho e passear?

 

Sim. Não há contra indicações para banhos, tosas e passeios. Mas deve-se ter uma atenção especial para que nenhum macho faça a cobertura e assim ocorra uma gravidez indesejada.

 

Cadela que cruza no 1º cio pode engravidar?

 

Desde o 1º cio pode ocorrer gestação. Porém, recomenda-se que o primeiro cruzamento ocorra no 3º cio, pois é quando a cadela está com seu aparelho reprodutivo completamente formado e preparado.

 

 

Posso cruzar minha cadela em todos os cios?

 

A cadela é capaz de engravidar em todos os cios, porém o ideal é deixar que a cadela descanse no cio seguinte ao cruzamento, já que durante a gravidez, o parto e a amamentação existe um desgaste da cadela.

 

Existe anticoncepcional para cadela?

 

Se não é de seu interesse cruzar sua cadelinha, castrar é a melhor opção. Medicamentos que interrompem o cio existem, porém o uso frequente dessas medicações podem predispor o animal ao câncer e outras doenças do aparelho reprodutivo.

 

NÓS DA TRIUMPH’S NÃO RECOMENDAMOS A CASTRAÇÃO EM POMERÂNIAS POIS ELES TÊM GRANDES CHANCES DE TER DISTÚRBIOS HORMÔNAIS FAZENDO COM QUE HAJA A QUEDA DE PELO OU ATÉ MESMO DESENVOLVENDO O BLACK SKIN.

 

POMERANIA SOROCABA,SPITZ ALEMAO ANAO SOROCABA, SPITZ ALEMAO SOROCABA, CACHORRO CARA DE URSO SOROCABA, CACHORRO TIPO BOO SOROCABA, LULU DA POMERANIA SOROCABA, TRIUMPHS KENNEL, ESCULTURAS DE CACHORRO SOROCABA, ESTATUAS DE CACHORRO SOROCABA.